segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Retomada!

Levou muito mais tempo do que eu gostaria; mas consegui, enfim, retomar um estado de quase-normalidade, de modo que poderei voltar a publicar vez ou outra nesse meu abandonado xodó.

Conforme pensamentos de urgência se esvaem, espaços da mente são abertos  para reflexões que podem merecer algumas postagens...  e com a energia retomada, pretendo voltar à ativa, de vez, já nessa semana.

Tentarei, aproveitando esse momento de retomada, colocar em prática algumas mudanças de estruturação das postagens, que me foram sugeridas por amigos. Especialmente, tentarei me forçar a escrever menos sobre os assuntos que me proponho, de modo que sobre muito mais espaço para uma reflexão autônoma do leitor. Afinal, esse não deve ser um simples espaço de auto-afirmação de pensamentos, mas de debate de idéias sobre temas relevantes. Quero superar a limitação expressa pela maior parte do uso das redes sociais e de blogs pessoais: a mera massagem de egos, sem uma comunicação séria com os interlocutores.

Por essas e outras que não costumo utilizar esse espaço para descrever nuanças sobre minha existência particular: meu estado de espírito, humor, afazeres domésticos. Sei que o potencial desse tipo de informação tem em incitar reflexões e debates é mínimo. Continuarei a focar questões que eu acredito serem de interesse público, quase sempre polêmicas, e que podem sempre ser abordadas sob várias perspectivas; e o farei sempre tendo em vista que escrevo sob uma dessas muitas perspectivas, não tendo a intenção de esgotar o debate (mas de fomentá-lo).

Com esses objetivos em mente, espero aumentar os comentários recebidos não tanto em termos de quantidade, mas de profundidade. Afinal, só saberei o quanto fui bem-sucedido em estabelecer uma real comunicação com meus escassos leitores conforme eles me dêem alguma resposta indicando que ficaram instigados a refletir e a participar ativamente dos debates propostos por minhas postagens.

Pedro Mancini


4 comentários:

Juliana O. disse...

Querido Pedro,

Sempre achei seu blog muito bom, mas nao acho justa na autocrítica. Nem sempre recebemos comentários, e mesmo assim podemos tocar a mente de quem leu. Da mesma forma que voce acha que idiossincrasias nao provocam debates, um leitor pode imaginar seu próprio comentário desnecessário. Tantas vezes eu mesma penso assim.

Bem, isto é só pra te dizer que escreva! Aproveite a liberdade que o formato blog te dá e manda bala!

beijos!

Unknown disse...

Êta crítica boa de ler, hein? Gostei de saber que meu formato satisfaz!

Uma das consequências da escassez de comentários são os poucos sinais sobre aquilo que pode ser melhorado - ou mantido. Obrigado pela quebra do silêncio!

Beijos!

Anônimo disse...

seus escritos me impulsionam a querer escrever também e a agitar minha vida acadêmica de vez. parabéns!

Anônimo disse...

Gostei muito da retomada do blog, sei o quanto ele é importante para você! Espero que continue escrevendo! Beijos da noiva!