sábado, 5 de março de 2011

A devassidão da Sandy e a lógica da sociedade de consumo

Dia desses, um novo comercial sacudiu as redes sociais: uma campanha desenvolvida pela cervejaria Devassa, em que um suposto modelo de pureza e bom-mocismo, Sandy, aparecia revelando um suposto lado "devasso". Exibindo um penteado diferente, a cantora simula uma lap dance em um palco, perante uma grande platéia masculina.



Não tardou para que várias pessoas discutissem a atuação da ex-sertaneja e o conteúdo simbólico do comercial. Entre as principais reações, destaca-se a falta de convencimento da representação de Sandy como "devassa": sua imagem de pureza parece ter penetrado tão profundamente no inconsciente de seu público, que ele simplesmente não engole quando ela foge do papel. Apontam que ela própria não estava convencida da personagem, incorporando com pouquíssimo sucesso a safadeza que lhe foi imputada. Na reportagem a seguir, chegam a contestar a "habilidade" da garota com o copo:



Outros discutem a triste adaptação da imagem da Sandy a um padrão formatado de submissão ao prazer masculino - a incorporação da artista à lógica machista, igualmente presente em populares revistas "femininas", como a Nova (que recomendam às mulheres explorar, de forma absolutamente técnica, habilidades e comportamento que servem especificamente para maximizar os prazeres do parceiro sexual). Como exemplo dessas críticas, indico a última postagem de Tica Moreno.

Mas há outro modo de compreender a utilização do "lado devasso" da artista em um comercial de cerveja. A interpretação que ofereço não é de todo antagônica à visão feminista: não há dúvidas de que a intenção da cervejaria era associar um padrão específico de mulher (que serve aos interesses carnais masculinos mais  banais) ao consumo de cerveja propriamente dito.

Mas se a intenção era somente exibir um padrão de sexualidade adaptado ao prazer masculino, por que escolheriam uma garota que é comumente associada à pureza, virgindade e ao bom comportamento (à submissão sem graça às regras masculinas e ao modelo de "Amélia", portanto)? Não era mais fácil manter a Paris Hilton como garota-propaganda, ou adotar outra modelo-atriz com uma devassa reputação pregressa?

Na verdade, o comercial diz mais sobre a sociedade contemporânea do que os primeiros comentários a seu respeito fazem supor. E o fato de escolherem a Sandy como garota-propaganda é a chave para compreendermos a estratégia de marketing da empresa: explorar uma imagem de ambivalência e de cinismo,  em que são reveladas formas múltiplas de existência, que simulam uma transgressão da norma vigente. Assim, a idéia parece ser de, por meio de uma figura santificada como a da Sandy, explorar o lado "perverso" de cada um de nós, um aspecto que contradiz - sem excluir - o lado bonzinho, que segue um padrão fixado de conduta moral. Sandy não é, assim, uma figura de pura devassidão, mas uma pessoa múltipla, em certo sentido bi-polar, que possui tanto um lado santo, quando um lado "pervertido", por assim dizer. Norma e "transgressão da norma" em uma mesma representação social.

Em uma sociedade capitalista em que os vínculos com os objetos são frágeis, é sábio aproveitar-se dessa fragilidade. Com a redução da importância e da capacidade de convencimento e de identificação de conteúdos normativos, as formas de publicidade que exploram imagens "típico-ideais" de sujeitos (como os antigos comerciais de margarina, que mostravam a típica família nuclear americana - um casal branco feliz, com um casal de filhos e um cachorro, morando na praia) caducam, sendo substituídas por propagandas que exploram, muito mais, o caráter ambíguo ou múltiplo dos indivíduos. Conseguem, assim, atingir um público muito mais amplo: não só aqueles que identificam-se a um padrão, como os que "rebelam-se" contra ele. A negação das velhas estratégias de publicidade acaba, então, sendo igualmente colonizada pelo sistema publicitário.



Assim, a Sandy parece transgredir a sua própria imagem ao agir de modo "devasso"; enquanto outros comerciais chegam a aproveitar-se da retórica da revolução para difundir sua lógica consumista nada revolucionária (lembram-se do comercial "revolução dos dedos", da Vivo, ou da "revolução da esfiha" do Habibs? O último, ainda consegui puxar do YouTube...). Vende-se a idéia, dessa forma, de que estaríamos "transgredindo" a sociedade ao consumir alguns de seus produtos.




Essa percepção foi importada do filósofo uspiano Vladimir Safatle, que estuda, justamente, a publicidade contemporânea e a retórica do consumo. Assim, a estratégia da Devassa não é tão nova, mesmo se considerarmos esse aspecto da bipolaridade, e é bem menos ousada e criativa do que as inicialmente desenvolvidas com a intenção de explorar essa ambivalência (como as marcas Versace e Calvin Klein, especialmente em suas campanhas das décadas de 1990 e 2000). A diferença, com relação à marca brasileira, está em que os dois pólos de ambiguidade explorados são baseadas em imagens machistas: a mulher pura e submissa, de um lado, e a "gostosa" e perversa, boa de cama, por outro. Pureza e safadeza na mesma pessoa (uma santa na rua, uma puta na cama) - a imagem da "mulher perfeita" para o homem comum.Mesmo assim, vende-se a representação de uma marca que costesta a lógica operante da "boa-sociedade", representada pelo bom-mocismo da cantora, violado pelos poucos segundos de duração do comercial. Uma contestação de fachada, que revela, na verdade, um outro padrão de conduta baseado no prazer masculino (mas que pode, contraditoriamente, estar presente na mais comportada das mulheres). Algo bem menos ousado do que a ambiguidade sexual explorada no passado recente pela Versace, que

"(...) se resume a fotos de um casal na cama ou em um quarto com decoração carregada e pretensões de luxo. (...) Nós sempre sabemos quem é um dos parceiros (um homem ou uma mulher bem vestidos em posição de autoconfiança, tédio e domínio da situação), mas nunca sabemos quem é o outro, já que sempre aparece sem rosto, jogado em um canto para denotar que foi usado em um jogo sexual, com roupas íntimas femininas e traços de corpo masculino. Implicações de um lesbianismo lipstick, de homossexualismo e de ambiguidade sexual são evidentes. Note-se que este apelo ao embaralhamento de papéis sexuais não é direcionado para um target homossexual. O target da Versace é composto basicamente de mulheres com mais de 30 anos" (SAFATLE, 2006, p. 61).

Vejam um exemplo dessas propagandas:

De toda forma, e apesar da limitação e teimosia brasileira em continuar a explorar uma imagem machista sobre a mulher, o objetivo dessas campanhas e daquela da Devassa tem suas similaridades: a busca por uma flexibilização de padrões de identificação. Mais uma vez citando Safatle, 

"A publicidade contemporânea e a cultura de massa está repleta de padrões de condutas construído através de figuras para as quais convergem disposições aparentemente contrárias. Mulheres, ao mesmo tempo, lascivas e puras, crianças, ao mesmo tempo, adultas e infantis, marcas tradicionais e modernas.(...) Uma época como esta permite que marcas tragam, ao mesmo tempo, a enunciação da transgressão e da norma. Até porque os sujeitos estão presos a esta lógica de ao mesmo tempo aceitar a norma e desejar sua transgressão. A publicidade compreendeu isto. Daí porque atualmente ela fala a eles visando este ponto em que transgressão e norma se inbricam" (ibidem, p. 59-60)

É uma pena que a transgressão da norma, para nós, tenha sido tão falsificada a ponto de se resumir à imagem de uma mulher que recusa-se a se limitar à figura machista de santa, apenas para explorar o aspecto igualmente impositivo da mulher enquanto objeto devasso para um puro consumo masculino. Cabe a nós, meros mortais, mostrar o verdadeiro significado da transgressão (se é que ela ainda existe),quando nem a norma, nem a sua suposta "violação" nos parece justa - submetendo-nos, ao invés de nos libertar, aos aspectos mais opressivos da lógica do consumo. 



Pedro Mancini

4 comentários:

Luciana disse...

Minha interpretação das intenções da chamada foi mais simples (talvez incompleta, mesmo): passar a ideia de que você pode tornar aquela menininha quadrada uma devassa através da cerveja - consumo funcional, como está cada vez mais na moda, com a cerveja.
Outra coisa que é impressionante é o quanto as pessoas se importam com a sexualidade da Sandy. Mas isso é papo pra outro post! ;)

Unknown disse...

Caro AciDrink,

Sem dúvida, sua observação tem sentido: a cerveja vende a idéia de que pode ser um "instrumento" que revela o lado mais devasso das mulheres - até as consideradas "quadradas", como a Sandy. Mas acho que essa interpretação não contradiz aquela que expus, apenas a complementa; pois ainda detém importância pensarmos o que essa "devassidão" significa, e porque é tão valorizada.

Um abraço e obrigado pelo comentário!

Anônimo disse...

Bem, toda propaganda de cerveja (brasileira pelo menos) sempre tem a ver com sol, mulheres (maravilhosas) e alegria. Vende-se isso e vende porque está em falta!
-Sol e praia: cada vez temos menos tempo para curtir uma viagem à uma praia, quando temos, 10% da cidade de São Paulo teve a mesma idéia (e o mesmo destino), então o que era pra ser uma bela praia, torna-se um inferno de pessoas, crianças e tudo o mais.
-Mulheres maravilhosas: Apesar de ver mulheres absurdamente lindas na rua, são menospresadas devido aos monstros de seios de silicone e pernas de Incrível Hulk. Na mídia, mulher sem Photoshop ou máscaras de maquiagem, só na coluna policial (caso recente de exmodelo, cujo nome desprezo e que ouví de muitas pessoas estar "acabada").
-Alegria: Bem, não temos todos nós as nossas insatisfações na vida? O fato de ficarmos bêbados não nos anestesía para a realidade dolorosa? A alegria então não seria simplesmente a distorção da realidade para algo mais aceitável?

Então a mensagem é: Beba cerveja quando estiver tudo uma merda, para vc se sentir em um ambiente agradável, onde as mulheres são tão "deslumbrantes" que a mera natureza não pôde criar, só a cirurgia plástica e vc ficará feliz porque embora nada do que vc vê é real, é tudo que sempre sonhou.

No caso da campanha da Devassa: HOMENS: bebam, porque assim todas as mulheres vão estar doidas pra dar pra vc.
MULHERES: bebam, pois vcs irão se desinibir, se tornar podesosas e sensuais e dar para homens lindos, sarados e depilados, tirando assim o atraso ou fazendo sexo daquele jeito que vc nunca teve coragem, pra não ficar mal falada.

A propaganda nos vende aquilo que não precisamos para conseguir aquilo mais desejamos. A exemplo da margarina que vende a idéia de uma bela família e vida saudável, quando na verdade só produz colesterol e consequentemente o infarto.

Campanhas como a citada do Versace (normalmente relacionadas a moda) são controversas normalmente, não por mostrar o que queremos, mas por mostrar aquilo que somos, para representar que, mesmo naquela condição tão absurda do nosso cotidiano, aquela roupa cai bem. Como na foto, fazendo alusão ao Dressup ou a uma relação lésbica, que está já absorvida por nossa cultura, mas ainda é visto como não natural ou pelo menos como indigno de representação ao público.
Enfim, muita coisa pode ser abordada neste tópico ainda, mas já me estendi demais por hora!

Unknown disse...

Sem dúvida, acho que suas interpretações são válidas, Luiz. São perspectivas complementares sobre as estratégias adotadas pela publicidade, que seguem tendências globais e procuram, em alguma medida (mesmo que exagerada ou "hiper-real") dialogar com a realidade cotidiana.

Também é interessante, nesses comercias, verificar as representações sociais que trabalham, o como dialogam com as apreensões pessoais de seu público: imagens sobre os corpos masculino e feminino, o significado do lazer, da beleza e da "devassidão", entre muitos outros valores, com os contornos específicos que os publicitários lhes imputam.

Um abraço e obrigado pelo comentário.